sábado, 8 de janeiro de 2011

Sites como Orkut, Facebook e Twitter já fazem parte do dia a dia, mas é preciso cuidado para que eles não virem ladrões de tempo.

Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser aliadas do profissional, seja pela troca de informações como pelo network, ela pode ser uma grande fonte de distração para o trabalho.

Segundo um estudo da Workplace Options, empresa de serviços de suporte profissional, realizado com mais de 600 pessoas nos Estados Unidos, 23% dos entrevistados apontaram a tecnologia como a segunda maior causa de perda de produtividade, ficando atrás apenas das conversas de corredor (24%). Assim, fica a questão para o funcionário de hoje: como equilibrar o uso da tecnologia no trabalho sem comprometer a produtividade?

Na opinião de Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade, o importante é que as pessoas se organizem para tirar benefícios das redes sociais, como o LinkedIn, o Twitter, o Orkut e o Facebook. "As redes sociais entraram para ficar na vida das pessoas. Bem aproveitadas, elas impulsionam negócios, ajudam a contratar talentos, fazem com que o funcionário relaxe e se comunique melhor. Mal utilizadas, elas se tornam mais um ladrão de tempo na sua rotina", avalia.

Por isso, Barbosa sugere algo simples para que as redes sociais não causem problemas: disciplina. Como falar é sempre mais fácil do que fazer, o especialista em gestão de tempo oferece dicas para que as redes sociais não comam todo o seu tempo. A primeira, diz Barbosa, é a relevância. "Escolha as redes mais relevantes e que tenham o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos", explica. Afinal, quanto mais páginas para ver, mais tempo você gasta. O raciocínio também vale para o Twitter, caso você use essa rede. "Siga poucas pessoas, mas com perfil relevante."

Desabilitar os avisos de recados e mensagens é outra estratégia, segundo o especialista. "Se você receber um e-mail para cada scrap ou mensagem das redes sociais, vai perder um tempo que nem imagina", adverte Barbosa. Por fim, o especialista aconselha que sejam estabelecidos horários para visitar as redes sociais, como antes e depois do expediente. "Nada de ficar com as redes sociais abertas o tempo inteiro, já que isso faz com que as pessoas percam o foco."

Fonte: iG Economia

Postar um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Visualizações do site

Tecnologia do Blogger.

Compartilhe

- Copyright © BusinessLOG do CIO - Metrominimalist - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -