quinta-feira, 20 de março de 2014

A adaptação de um novo membro da equipe em meio a uma torrente de projetos nunca é fácil, mas aqui está uma abordagem que funciona.
Por Matt Prigge, da revista InfoWorld/EUA


Os últimos anos não foram bons para muitos departamentos de TI. A crise não atingiu a TI tão duramente como outras áreas, com a quantidade de pessoal se mantendo estável. Até aí, nenhuma surpresa. Poucas empresas estavam interessadas em adicionar posições em meio à turbulência econômica - e os profissionais que estavam empregados estavam inclinados a manter seus empregos.

Mas esse cenário parece estar mudando rapidamente. A carga de projetos tem aumentado dramaticamente, com o reaquecimento da economia, requisitando novas habilidades geradas pela rápida evolução da tecnologia. Novos cargos estão sendo criados e preenchidos - e na ponta do empregado, há uma corrida para preencher essas novas vagas em empresas que ofereçam mais benefícios.

O volume de negócios representa um enorme desafio para os já sobrecarregados departamentos de TI. E um novo desafio é imposto aos líderes.

Depois de ter trabalhado horas extras para encontrar um candidato de qualidade para ocupar um desses cargos, como integrar essa nova contratação à equipe?

Os perigos


Em um mundo perfeito, o novo contratado levaria bastante tempo para adquirir o conhecimento institucional necessário para saber como sua empresa faz negócios e ter uma chance de lidar com as tecnologias que a empresa usa, e ele não está familiarizado.

No entanto, o mundo não é nada perfeito, e o novo funcionário quase sempre é jogado no fundo do poço, encarregado de um projeto atrasado há um longo tempo, ou solicitado a tentar solucionar problemas de um sistema quebrado que ninguém teve tempo para corrigir.

Embora esta abordagem de jogá-lo no fogo possa até funcionar no longo prazo, pode ter uma ampla variedade de conseqüências negativas. A menos que o novo contratado tenha precisamente a experiência certa para corresponder ao que você está fazendo, as chances de que mesmo o mais hábil deles dê um passo em falso sério em suas primeiras semanas são bastantes elevadas.

A última coisa que queremos é a confiança do seu novo contratado ou a reputação dele esmagada nos primeiros meses de emprego. Da mesma forma, jogar uma nova pessoa diretamente na corrida, sem tempo de rampa, é uma ótima maneira de garantir que se queime mais cedo, aumentando significativamente a possibilidade de que você tenha que começar tudo de novo.

"Fazer a coisa certa", neste caso, pode significar desviar uma grande quantidade de tempo de outros funcionários da equipe de TI para integrar o novo contratado na velocidade necessária. Isso pode caber muito bem no papel, mas em situações onde todos já estão consumidos por suas próprias responsabilidades, pode ser extremamente difícil deealizar de forma eficaz.

Uma solução


A melhor maneira de integrar uma nova contratação à equipe, sem desfocar grande parte dos recursos de TI existentes, é direcioná-la para a execução de tarefas como a documentação de um projeto, a realização de testes, ou o monitoramento - coisas que você sabe que deveria estar fazendo, mas pode não ter tido tempo para lidar de forma eficaz.

Ocupar o novo funcionário para essas tarefas é uma excelente oportunidade para que ele ganhe experiência com o ambiente, ao mesmo tempo em que lida com uma tarefa extremamente vital. Ele também tende a ter muito pouco impacto sobre a produção, minimizando consequências graves de possíveis erros.

Dada uma tarefa que requeira um olhar amplo em seu ambiente, o novo contratado também terá a chance de pedir um monte de questões específicas de outros membros da equipe.

Você poderá até se surpreender com perguntas que descortinem possibilidades que você ou sua equipe não tenham considerado antes. Você também vai aprender muito sobre a capacidade do seu novo contratado para se comunicar, ser auto-dirigido, e permanecer focado.

Fonte: CIO Gestão

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