quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CIO conta o segredo para elevar a importância de área de TI e passar a integrar o comitê executivo de empresa.

Por Marina Lubinsky, vice-presidente sênior e CIO da Oakwood Worldwide - empresa de gestão de propriedade real - e membro do CIO Executive Council.

Antes que eu pudesse construir o valor da área de TI, eu tive de entender, primeiramente, os objetivos de meus pares. Era tão importante para mim ter tempo para conversas pessoais como era fazer com que a minha equipe entregasse a tempo um projeto que realmente atendesse aos usuários e às necessidades dos clientes.

Tudo começou, claro, com a TI ganhando credibilidade. Isso levou muitos anos, porque embora a base de um provedor confiável de soluções úteis é a credibilidade, foi muito importante ajudar os gestores de minha área a tornarem-se especialistas em negócios. Agora, eles compreendem perfeitamente o que a empresa e nossos clientes precisam.

Após estabelecermos um nível básico de confiança na TI, sentei-me com meus colegas de outros departamentos, incluindo a vice-presidente sênior de vendas, que me mostrou como ela e a sua equipe viam as coisas e como ela deseja melhorar, e eu cheguei a uma conclusão. Se queria consolidar ainda mais a minha compreensão de outras funções, nessas reuniões vi como poderia fazer aumentar o valor da TI ainda mais: ouvir usuários e clientes em todos os níveis.

Pessoalmente, me ajudou o fato de que o presidente da empresa era o meu ex-chefe, o CIO anterior de Oakwood. Ele tem sido um mentor importante para mim. Nem todo mundo tem esse tipo de conexão, mas eu acredito que é de vital importância encontrar alguém para ocupar esse papel se você estiver querendo dar um salto de credibilidade juntos aos seus parceiros e colegas.

Além de me dar conselhos, ele também garantiu que eu fizesse parte do comite executivo, onde toda a estratégia da empresa é decidida e são desenhados os planos de ação. A confiança que ganhei me levou a esta posição, mas coube a mim mantê-la. E vivenciar como funciona o comitê tem sido uma lição importante. Nós não falamos sobre os planos de vendas, ou planos da TI, mas sobre quais estratégias a empresa precisa para crescer e prestar um serviço melhor, e as idéias de qualquer membro da comissão são bem-vindas.

No entanto, eu não queria contar apenas com a aprendizagem on-the-job. Eu procurei o programa de gestão na Kellogg School of Management da Universidade Northwestern, onde aprendi o valor da comunicação em rede, e também ouvir. Quando eu levei isso para o ambiente corporativo, me ajudou de deixar de estar apenas na mesa do comitê executivo para ser uma participante estratégica ativa.

Eu ainda estou aprendendo o que posso fazer para avançar para melhorar o valor do meu papel na TI e do valor da unidade para a empresa. Mas sei que já conseguiu promover uma mudança significativa na minha abordagem e na compreensão de meus pares . Em meio às dificuldades econômicas dos últimos anos nos Estados Unidos - com congelamento ou cortes orçamentais - consigo aprovar a substituição de um sistema legado importante. Isso aconteceu porque eu não vendi o projeto como algo importante para ser substituído para evitar a falha do sistema, mas como um upgrade necessário que ajudaria a empresa a avançar. O foco na estratégia e nos resultados que obtive me faz um líder empresarial e CIO mais valioso.

Fonte: CIO Carreira

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