sexta-feira, 17 de agosto de 2012

As funções de diretor executivo/administrador, gestor de aquisições de TI e CIO estão entre as dez mais exaustivas na área de tecnologia da informação, sendo que a maioria dos profissionais cita, entre as habilidades exigidas para o desempenho de suas atividades, muita capacidade mental e atitudes de “bombeiros, treinadores, corredores e maratonistas, diplomatas e até mesmo inventores”.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Emerson Network Power, subsidiária da área de sistemas de energia do grupo Emerson, para o qual foram ouvidos cerca de 800 profissionais de TI na Ásia, Europa, América Latina e nos Estados Unidos.

A pesquisa revela que, com a facilidade de acesso a smartphones e à internet, as empresas esperam que esses profissionais estejam sempre ligados e disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Quando foi pedido que descrevessem uma situação na qual eles tivessem de sempre estar à disposição, os comentários típicos incluíram: “Tenho de estar ligado do mesmo jeito que o sistema precisa ser executado 24 horas por dia” ou “temos um prazo restrito para concluir projetos, enquanto trabalhamos para apagar outros incêndios”.

De maneira geral, a pesquisa constata que todas as atividades de TI são extremamente exaustivas, com uma pontuação média de 71 pontos, de 0 a 100 na escala de “disponibilidade necessária”. Em média, profissionais de TI precisam estar disponíveis para trabalhar 119 horas a cada semana de 168 horas. Além disso, em geral, quanto mais alto o nível do emprego, mais exaustivo ele é.

Os participantes da pesquisa elegeram os seguintes funções empregos mais exaustivos em TI:

  1. Diretor executivo/administrador
  2. Responsável por aquisições de TI
  3. CIO
  4. Diretor/gerente de TI
  5. Operações de TI
  6. Gerente de data center
  7. Engenharia
  8. Segurança de TI
  9. Desenvolvimento de software/aplicações
  10. Gerenciamento de banco de dados

Os profissionais de TI na primeira posição têm títulos de trabalho, como administrador, líder, chefe de departamento e diretor. Todos os consultados que cumprem esse papel concordam que trabalham em vários projetos ao mesmo tempo, e que os suas tarefas exigem um nível elevado de inteligência. Apenas 25% concordam, ou concordam totalmente, que o sucesso depende de coisas que estão fora do seu controle. Em outras palavras: são os responsáveis pelo sucesso e isso se traduz em exigências de trabalho exaustivas.

Como disse um diretor: “Tenho de estar sempre disponível para uma emergência, alerta e forçando os limites para poder oferecer resultados aos nossos clientes”. A exigência de disponibilidade contínua foi uma constante no grupo. Um dos participantes resumiu isso muito bem: “Sempre disponível, sempre disponível, sempre disponível”.

Fonte: TI INSIDE

Postar um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Visualizações do site

Tecnologia do Blogger.

Compartilhe

- Copyright © BusinessLOG do CIO - Metrominimalist - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -