segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Algumas técnicas ajudam a diminuir a ansiedade na hora de acionar a sua rede de relacionamentos
Por Computerworld/EUA
Mas é possível aprender a fazer networking? Sim, de acordo com a consultora Naomi Karten, autora do livro "How to Survive, Excel and Advance as an Introvert", que apresenta sete dicas de como abordar sua rede de relacionamentos.
Não comece um dizendo que está precisando disso ou daquilo, agindo assim você estará apenas sendo indiscreto e inconveniente.
Uma das formas de abordar as pessoas é ter sempre em mente a ideia de que networking é um caminho de mão-dupla. Ouvir é tão importante quanto falar. Deixe sua curiosidade e espontaneidade guiarem a conversa. Mas seja direto, objetivo, não perca o foco, pergunte, ouça mais e fal pouco.
Gaste algum tempo treinando o seu dicurso. Simule uma situação em que tenha de descrever seu trabalho, por exemplo. Desta forma, você estará preparado para ir direto ao ponto quando alguém lhe perguntar o que faz.
2 – Defina objetivos
Ao praticar o networking, você assume que precisa de outra pessoa na realização de um de seus objetivos, então, se prepare para se relacionar. Crie uma lista do que deseja alcançar. Tenha clareza do que busca. Isso não só dá as bases para a criação de bons relacionamentos, como também motiva os interlocutores.
Procure as pessoas que você tem a certeza que acrescentarão sempre algo novo, não precisa ser exatamente do seu nicho de atuação, mas tem de haver um vínculo entre o objetivo de cada um, para que haja um bom relacionamento.
3 – Tire proveito de sua zona de conforto
O profissional deve observar seu próprio comportamento para entender o que funciona mais para ele.
O CIO da Fenwick & West LLP, Matthew Kessner, sente-se à vontade para falar com centenas de pessoas. Conversar com multidões não constrói relacionamentos pessoais, mas ele aproveita a ocasião para falar cara-a-cara depois das apresentações. Para melhorar sua rede de relacionamentos, ele aprendeu a tirar o melhor proveito das situações confortáveis.
4 – Saiba mapear as oportunidades de relacionamento
A parte mais importante da construção de uma rede de networking é a identificação das pessoas com as quais vale manter relacionamentos. Lembre-de, networking não é quantidade. É qulidade.
É importante sempre ir aos locais onde o profissional será visto e reconhecido. É possível fazer muitos contatos em apenas um evento. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas interessantes, futuros parceiros de negócios e manter um relacionamento com o mercado. As filas também são uma ótima oportunidade para dar início a um bate-papo. E as redes sociais, hoje, plataformas essenciais para todos os que desejam investir em networking. Com foco na audiência, eleja aquela com a qual deseja interagir e consulte perfis de amigos e parceiros de negócios para conhecer o padrão deinteração de cada um.
Organize seus contatos por nível de confiança e área de conhecimento. Digamos que você decidiu que é hora de procurar um novo emprego e quer começar a contactar as pessoas da sua rede. Você deve estabelecer círculos concêntricos com base em níveis de confiança e iniciar o contato com seu núcleo de confiança primeiro. E pode querer modificar o tom de sua conversa do "Preciso sair daqui!" para "Estou procurando um desafio maior do que o que minha atual empresa oferece", dependendo de tipo de relacionamento que você tem com o seu contato.
5 – Maximize as ferramentas de sua rede social
É interessante maximizar conexões de suas redes, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Yammer. Em todos, há grupos que estão ligados aos seus interesses, pessoais e profissionais. Pode ser a porta de entrada para novas oportunidades.
Esteja certo de que seu perfil estará sempre atualizado e com as informações que forem necessárias. Mesmo que você já tenha passado por diversas organizações, não há necessidade de listar o histórico de forma individual. Seja claro e objetivo.
6 – Ofereça algo quando travar contatos
Profissionais interessados em tirar proveito de sua rede de relacionamentos precisam passar a imagem de profissionais confiáveis e competentes e isso se dá com atitudes constantes de demonstração de flexibilidade, colaboração, conhecimento e humildade. É importante acrescentar valor cada vez que estabelecer um novo contato. "Pense sempre: o que posso oferecer?”, afirma Karten. “Nem sempre é confortável para o outro mostrar o que quer", diz.
Portanto, tenha sempre em mente que ö que eu posso fazer por você” vem bem antes de “o que você pode fazer por mim”. Disponibilize-se para ajudar as pessoas.
7 – Comprometa seu tempo
Profissionais introvertidos estão acostumados a deixarem oportunidades de relacionamento passarem. Uma maneira de evitar que isso aconteça é comprometer o tempo e marcar encontros durante cafés da manhã ou almoços. Essa prática, quando incluída na rotina diária de negócios do profissional, torna mais fácil a criação de uma rede de relacionamentos e o desempenho social. Uma rápida saída para um cappuccino pode render frutos e informações valiosas.
Fonte: CIO Carreira