segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Qual é o seu papel na adoção da mentalidade enxuta na organização em que você trabalha?
Por Marcos Roberto Schiezaro, Gerente da Prática de Otimização de TI da Solvix Innovative Solutions
Existem inúmeros artigos, livros, estudos e referências sobre o papel e o comportamento de pessoas afetadas em mudanças organizacionais e a forma de trabalhar. Em uma Transformação Lean, obviamente, todo esse conhecimento e literatura sobre o papel da liderança e como lidamos com a motivação das pessoas durante mudanças é muito valioso e deve ser aproveitado.
Porém, gostaria de tratar de um tema que muitas vezes esquecemos: qual é o seu papel na adoção da mentalidade enxuta na organização em que você trabalha? Falamos muito sobre resistência a mudanças, que algumas pessoas não gostam de mudar, que outras não aceitam os novos processos e como é difícil implementar melhorias. Mas e você, faz parte de qual grupo, o ee melhorias ou o dos problemas?
Apenas relembrando que uma Transformação Lean na TI envolve uma mudança cultural que influencia a forma de pensar e agir. Antes de tudo, essa mudança de cultura é uma mudança de comportamento, visando gerar mais valor aos clientes de TI e as áreas de negócio, reduzindo os desperdícios e melhorando a eficiência da TI como um todo. E quando falamos em mudança de comportamento, isso diz respeito a todos.
Em um de seus artigos, James Womack coloca que a pior forma de desperdício é pensar que não podemos mudar. Esse tipo de atitude certamente irá garantir que você, de fato, não irá mudar, pois sequer iniciará qualquer melhoria. Usando uma citação de Henry Ford: “Quer você pense que pode ou quer você pense que não pode, você está certo!”
Atitudes Lean devem fazer parte de nosso cotidiano, refletidas em ações. Elas ajudam as pessoas a entenderem a filosofia. Vajemos.
Vá ver com seus próprios olhos (Vá ao Gemba!). Junte-se às pessoas onde os problemas estão acontecendo, seja na equipe de desenvolvimento de sistemas, com os gerentes de projetos ou com o departamento de operações de TI;
Incomode-se com o status quo. Questione os motivos de porque as coisas são feitas daquela maneira e porque não podem ser feitas de uma forma melhor;
Não aceite algumas desculpas básicas que nos tornam inertes às mudanças, por exemplo: “As coisas sempre foram feitas assim”, “esse documento tem que ser preenchido assim porque o pessoal de compliance disse”;
Aceite que pequenas mudanças no seu local de trabalho possam fazer grandes diferenças. Nunca se esqueça de que a perfeição é perseguida passo-a-passo, um dia após o outro. Ou seja, não espere por grandes projetos de mudança para começar a melhorar as coisas no seu departamento, na sua área ou no seu processo;
Encare cada problema como uma oportunidade de melhoria. Encontre essas oportunidades e instigue as melhorias. Faça da resolução de problemas um aprendizado contínuo;
Seja você um agente de mudanças, faça as coisas acontecerem, e não fiquei sempre esperando pelos outros. O problema é de todos e, portanto, não seja mais um dizendo: “O furo está do seu lado do barco, apesar de estarmos navegando na mesma embarcação”.
Para finalizar, vamos lembrar que cada um de nós é um elemento essencial para a adoção de uma mentalidade Lean. Você está pronto para começar a fazer a sua parte?
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa
e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein.