Frustradas pela demora das equipes de TI em atender as demandas, as equipes de marketing decidem agir por conta própria. Mas existem maneiras dos CIOs reverterem o quadro.
Nigel Fenwick *, CIO/EUA
Todos os dias vemos exemplos de como o cliente tem ganhado poder sobre tudo, de marcas aos governos. A economia digital de hoje exige que as equipes de marketing reajam à velocidade do mercado: o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos, que já chegou a durar anos, está reduzido a meses ou semanas; no atendimento ao cliente as expectativas passaram a ser a de respostas imediatas; as questões de relações públicas devem agora ser tratadas em minutos, não dias, e as campanhas de marketing devem ser ajustados em tempo real, com base no feedback imediato de meios de comunicação social.
Há sinais, no entanto, de que as equipes de TI e marketing estão começando a resolver desentendimentos de longa data. CIOs têm procurado estabelecer fortes parcerias com CMO. Um dos caminhos é a contratação crescente de profissionais de TI com experiência em serviços de marketing para trabalhar nos projetos ao lado das equipes de marketing. Para dar mais velocidade, esses líderes de TI estão mudando processos com foco em fornecer resultados contínuos.
Para melhorar as relações entre a TI e marketing, a Forrester recomenda o seguinte:
- Mover o departamento de TI do "departamento do não" para o "departamento de que aqui é assim", permitindo pilotos iniciais de novas tecnologias que suportem campanhas de marketing.
- Chegar a um acordo com a equipe de liderança de marketing sobre as habilidades e os recursos que a equipe de TI precisará ter para ajudar a aumentar a rentabilidade do negócio.
- Estabelecer um conjunto com a equipe de marketing um plano de TI, explicando o que deve acontecer e como.
(*) Nigel Fenwick é vice-presidente e principal analista da Forrester.
Fonte: CIO Gestão